domingo, 21 de outubro de 2007

Lua


"Cada célula do corpo humano contém cerca de 2 metros de DNA. Se todo o DNA de um indivíduo fosse distendido, poder-se-ia ir e vir à Lua cerca de 8000 vezes."


Venho apenas apontar uma pormenor interessante, já que o fim de semana não deu para grandes divagações, tendo sido passado a tentar, por entre lenços, comprimidos, febres, espirros e " Se me voltas a andar descalça nem sei que te faço!", meter na cabeça DNA (dupla-hélice 5'-3', replicação, tradução, transcrição), mRNA, tRNA, rRNA, Nucleótidos (complementariedade de bases), Aminoácidos, Mutações Génicas (seja por duplicação, delecção, inserção, substituição) Mutações Cromossómicas (Monossemias, Trissemias, Nulissemias), Cromatina, Cromosomas, Cromatídios, Fenótipos, Genótipos, Genes (alelos), Interfases (G1, S, G2), Fases Mitóticas (Mitose - Profase, Metafase, Anafase, Telofase - Citocinese), Diferenciação, Especialização, etc,etc,etc...(Devo ter ar de "wanna be" enciclopédico).

6 comentários:

Anónimo disse...

Vou fazer precisamente o mesmo esta semana q vem toda .. : )

Ah .. mas sem Fenótipos de Genótipos, mutaçoes cromossomicas, inserçao e delecçao e essa treta q nnc ouvi falar xD

Beijinho

e as melhoras *

eudesaltosaltos disse...

q horror... bah, n gosto.lol

Mary disse...

Ui conheco bem essas coisas chatas de que falas! Bah! As melhoras e já agora boa sorte para o teste ( o meu já foi =D mas ainda vem aí o de matemática..) Beijinho

Mary disse...

LoL obrigada .. Acho que antes de mais o que vou precisar é de calma, para não chegar como cheguei hoje ao teste de física e começar a confundir tudo e a ter uma branca!! =S Beijinho

eudesaltosaltos disse...

(nao gostei nem é a palavra certa, talvez não percebo nada disto!!!!, talvez seja a expressao mais acertada) (sim, o txt de hj era mt eu naquele momento, estava assim, em fogo) (bj)

Anónimo disse...

xii inda bem que n disseste a materia toda, tinhas assustado as pessoas:P XD.