quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A Doçura


Hoje dei por mim mesma a pronunciar uma expressão que já não lembrava à muito,

"Como roubar um doce a uma criança..."

Um doce a uma criança. Porque doces? Lembrei-me do mais novo da casa. Se lhe derem um é capaz de fazer birra se insistirem muito para que o coma. Já eu chorava, sim, mas quando não mos davam. Hoje mesmo, quase fiz birra porque me faltaram 10 centimos para comprar o mimo do estômago... Mas a a minha mãe sempre disse que eu era um docinho.

Porque dão os adultos doces às crianças?
A criança pode nem reparar na loja de doces, mas o suposto adulto pergunta sempre,

Filhote
ou
Netinho
ou
Fofinho
ou
Amorzinho
ou
Meu Anjinho
ou
Simplesmente o nome,
(geralmente jogado no diminutivo, como se quisessem que, para além dos comer, a criança ouvisse doçura.)
Queres um bombom?

Cheguei à conclusão que os tão fortes, impenetráveis, mas indiscutivelmente pessoas, verdadeiros adultos do nosso mundo, têm medo. Mas medo de quê?

Medo que a doçura se esvaneça, como uma espécie em vias de extinção que precisa de ser protegida. Qualidade que só nasce em terras férteis de pureza inocência e bondade, numa só estação da vida.

Cheguei então, e mais uma vez, a uma conclusão, conclusão certamente erradamente concluida, mas ainda assim, uma conclusão

"Dão doces às crianças na esperança que elas não percam essa qualidade, tão rara, que todos acabamos por deitar fora sem saber: a Doçura. "

7 comentários:

Anónimo disse...

a mim nunca me ofereciam doces.. vá se lá saber porquê :P
agr tb kero!! :P
quer me parecer que essa doçura à muito já se foi :S

Hélder disse...

O perder da inocência... inevitável com o crescimento, mas deixa uma saudade intensa.

Belo texto.

Beijinhos.

Mary disse...

Ainda me lembro de quando era criança e dos doces que os meus pais me ofereciam .. bons tempos! ainda hoje quando me dao algum doce fico tao feliz .. deixo a criança que tenho dentro de mim sair e sinto'me tao bem=)

Mary disse...

Pus aqela frase que me disseste na discriçao do meu blog xD espero que nao te importes, mas adoro'a

SéRgio disse...

Desconfio sempre dos adultos muito doces...ou já a fizeram ou estão para a fazer...ou entao sao falsos...doces por fora e maus por dentro...

Anónimo disse...

Corordo tanto contigo, realmente acabamos por a perder ao olhos dos outros, eles adultos ja nao nos vêm ou, nao querem ver, como d'antes, ignoram aquilo que realmente somos e deixam as aparencias erradas transparecer diante de seus olhos,o quanto anseio nao ser assim, quanto desejo continuar como sou e quem sou, gostava de ser velhinho e continuar a ver em teus olhos tao profundo a mesma doçura que hoje vejo vejo gostava de saber faze.lo como sei hoje.

Manuela Peixoto disse...

uma conclusão que nos deixa a pensar... afinal porque dão doces às criancinhas???