domingo, 16 de dezembro de 2007

Introdução



Marianinha-de-ventre-branco

Nome Científico: Pionites leucogaster

Ordem: PSITTACIFORMES


Família: Psittacidae


Distribuição e Habitat : Encontram-se desde o Leste do Peru e o Norte da Bolívia, ao longo da bacia do rio Amazonas e do rio Madeira, até à ilha de Marajó (Brasil). Vivem nas orlas de florestas húmidas das terras baixas, particularmente em zonas de floresta sazonalmente inundada (“várzea”) ao longo de rios.


Identificação: Medem 23 cm de comprimento. Não existe dimorfismo sexual. A fronte, a coroa e a nuca têm cor alaranjada; as penas auriculares e a garganta são amarelas, tal como as coxas e a parte inferior da cauda; o peito e o abdómen têm cor branca; a plumagem do dorso, da parte superior das asas e da cauda é verde. As patas têm cor clara e são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás; em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás).



Dieta:Alimentam-se, provavelmente, de sementes, frutos, flores e rebentos.

Reprodução: Há pouca informação sobre a reprodução no habitat natural. Nidificam em ocos de árvores. A postura é de dois ovos. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida).

Estatuto de conservação e principais ameaças:A espécie não está globalmente ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza).

Pertence ao Apêndice II da CITES. É comum na maior parte da sua área de distribuição, mas a destruição do habitat é um factor de ameaça importante que deve ser tido em conta para o futuro da espécie. Existe no Parque Nacional de Manu (Peru).

7 comentários:

OLHAR VAGABUNDO disse...

já fiquei a conhecer mais um pouco :)
beijo vagabundo

Taiyo85 disse...

Oh! És biologa??? =)

Ana disse...

Eu acho q essa é das Marianinhas mais bonitas q já vi. :)

Sara disse...

Post curioso... mas gostei,muito =)
Beijinho tatuado

Rute disse...

=D Gostei do bichinho =P

Anónimo disse...

ves, todos gostam:), um dia vamos ter muitos numa enorme gaiola maior que a nossa propria casa:).

Anónimo disse...

ves, todos gostam:), um dia vamos ter muitos numa enorme gaiola maior que a nossa propria casa:).